Não caia nesses mitos que atrasam as suas redes sociais

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calendário da data 13 de janeiro de 2025

Se você já investiu tempo e esforço na fidelização de clientes, sabe bem como as redes sociais são essenciais quando queremos a confiança das pessoas. Afinal, é lá que você pode construir um relacionamento com seus seguidores, dar explicações mais detalhadas sobre seus serviços e aguçar a curiosidade sobre o que tem a oferecer.

Então, muito provavelmente você também já deve ter ouvido dicas milagrosas que prometem aumentar seus seguidores ou fazer do seu perfil uma verdadeira máquina de vendas.

Porém, hoje viemos mostrar como muitas dessas dicas (que na verdade são mitos) não agregam em nada as suas redes sociais. Confira agora e não deixe que esses enganos atrasem o seu contato com novos seguidores!

Você não precisa postar todo dia nas redes sociais

Começando pela mais popular, e que até divide opiniões de alguns profissionais: a frequência diária de postagem não é um ponto muito seguro para confiar. Isso porque, cada postagem realizada nas plataformas do META tem o que podemos chamar de tempo de distribuição.

Ou seja, quando um post vai ao ar, tem um tempo hábil que a rede social usa para mostrar esse conteúdo aos seguidores. Porém, se você posta 2 conteúdos consecutivamente, as ferramentas do META param de divulgar o primeiro post e passam a exibir apenas o segundo.

Nesse sentido, se você posta todos os dias, o máximo que o Instagram ou Facebook terá para fazer seu post fluir na timeline será apenas 24h.

Pior do que não ajudar, essa tática ainda atrapalha o seu conteúdo. Isso porque, se as pessoas não conseguirem acompanhar a sua página, vai te gerar menos engajamento, menos curtidas, comentários e compartilhamentos. E, com pouca interação, seu perfil é julgado como irrelevante, pela ferramenta.

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Ter milhares de seguidores não significa mais vendas

Um outro objetivo que engana muitas empresas de TI e MSPs é buscar uma quantidade enorme de seguidores nas redes sociais. É até normal que muitas pessoas acreditem nisso, afinal, se muitas pessoas te seguem, todas elas querem seus produtos e serviços, certo?

Na verdade, não é bem assim!

As redes sociais auxiliam bastante na aproximação entre marca e cliente, contudo, achar um conteúdo interessante e seguir um perfil não significa que aquela pessoa está aberta a compras. Realmente a quantidade de seguidores pode ser um bom indicador de que o seu conteúdo tem um poder bem atrativo. Mas, ver esses números na perspectiva de vendas não traz um cenário de sucesso certeiro.

E, por falar em seguidores, tem uma outra dica a seguir que está intimamente relacionada ao que acabamos de falar.

Não compre seguidores nas redes sociais!

Muitas empresas que investem nas redes sociais e não veem os números aumentarem rápido acabam comprando seguidores. Mas, você já parou para pensar em como isso é negativo para os negócios?

Quando compramos seguidores, basicamente estamos fazendo com que perfis aleatórios e muitas vezes falsos, sigam uma conta, porém, isso não significa que há um interesse legítimo nessa conexão. Assim, se muitas pessoas estão no seu perfil e pouquíssimas curtidas estão sendo registradas, o algoritmo do META novamente entende que seus conteúdos estão irrelevantes. Afinal, toda aquela quantidade de seguidores não está aprovando suas ideias, não está engajando.

Logo, o seu engajamento cai e a distribuição de qualquer material exibido nas redes sociais tem performance cada vez piores.

Legendas nem sempre explicam o suficiente

Em se tratando de serviços de TI, sabemos bem que é preciso explicar seus benefícios de forma detalhada. Logo, devemos falar ao máximo sobre o assunto, para que as pessoas entendam o valor agregado à contratação.

Porém, usar legendas enormes para explicar qualquer que seja o assunto não é uma boa saída. Isso porque, com um comportamento cada vez mais imediatista, as pessoas querem explicações fáceis e rápidas. E uma legenda com muitas linhas que parece uma “parede de conteúdo” não é a coisa mais atrativa para seus seguidores lerem.

Lembre-se sempre: reels se distribuem bem melhor do que as outras formas de postagens. Assim, combinando a gravação com conteúdo mais complexos, você tem a oportunidade perfeita de criar uma série de vídeos ricos.

Afinal, um assunto complexo precisa de uma explicação detalhada, que pode ser dividida em diferentes roteiros que destacam cada um o seu detalhe principal. E, usando isso em vídeos, o seu feed terá vários vídeos que circularão melhor e levarão o nome da sua empresa mais longe do que um post estático com uma legenda grande demais.

Você sentiu que precisa de ajuda para nutrir corretamente as suas redes sociais? Entre em contato e entenda a consultoria completa da equipe MSP Marketing! Aproveite para acompanhar as nossas redes e se manter atualizado em nossos assuntos.

Nos vemos em breve!

Luís Montanari

Eu sou pai da Helenna e da Cecilia, profissional de Marketing e Empreendedor. Tenho um nome reconhecido no marketing para empresas de TI e MSPs, trazendo comigo mais de 15 anos de experiência em marketing, vendas e gestão, sendo mais de 10 anos dedicados exclusivamente ao mercado MSP.


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