Evite essas práticas ruins na hora de implementar o CRM! 

calendário da data 12 de março de 2025

Caso você não conheça muito a fundo, o CRM é a sigla para Customer Relationship Management, entendida também como uma solução na gestão de relacionamento com o cliente. Sendo assim, essa é uma ferramenta que acompanha a jornada dos seus clientes, desde a prospecção de um novo lead, até a conversão de uma venda. 

Até então, o que poderia dar errado na aplicação dessa ferramenta na sua empresa? 

Por menores que pareçam, há alguns erros que comprometem a atuação correta do CRM. Assim, com essas falhas, a eficiência do monitoramento cai e a sua equipe terá mais dificuldade para saber se é a hora certa de vender ou continuar fortalecendo a comunicação com os leads. 

Então, separamos alguns erros comuns na hora de implementar CRM para você aprender e não errar mais. Confira agora! 

Implementar CRM sem personalizar a ferramenta 

Sites e e-mails marketing são exemplos comuns de meios que geram dados sobre os leads. Afinal, é o acesso dessas pessoas que inicia o ciclo de comunicação até a venda. Porém, não adianta esses dados serem gerados se não há uma integração entre eles e o CRM. 

Essa fragmentação de informações dificulta a compreensão da jornada dos leads e impede que a sua empresa de TI crie estratégias para oferecer seus serviços na hora certa. 

Então, não esqueça de alinhar todas as suas ferramentas, para que elas trabalhem juntas nas estratégias de comunicação. 

Falta de objetivos claros

É claro que, com o monitoramento do CRM, temos controle para observar quem mostrou interesse nos nossos serviços e aumentar aos poucos as inserções para tentar vender mais. Porém, a falta de objetivo com essa ferramenta é um fator de grande risco para quem busca bons resultados. 

Você pegaria uma estrada sem saber para quais lugares ela leva? 

Se a sua resposta foi “não”, então por que investiria em um CRM sem saber qual objetivo alcançar para a sua empresa? 

Identificar padrões de comportamento dos clientes, antecipar necessidades e desejos, otimizar a rentabilidade e aumentar as vendas são alguns exemplos que você consegue fazendo bom uso dessa ferramenta. Porém, é preciso entender qual necessidade mais afeta o seu negócio, criar estratégias com o CRM e, aí sim, usar essa ferramenta. 

Implementar CRM sem treinar sua equipe 

Por mais que uma ferramenta de CRM exista para facilitar a vida das empresas para criar estratégias de vendas, não podemos esquecer que essas são soluções complexas. Ou seja, se os seus profissionais não estão habituados a usar as soluções de CRM, dificilmente os recursos dentro dessas ferramentas serão bem utilizados. 

Nesse caso, invista em treinamentos e cursos para que a sua equipe entenda melhor cada aplicação do CRM e possa alcançar resultados sempre positivos. 

CRM é uma solução versátil. Não se esqueça disso! 

Como falamos mais acima, o monitoramento e acompanhamento do CRM permite que a sua empresa realize ou melhore diversas ações que fortalecem sua presença no mercado e aumentam o fluxo de vendas. 

Contudo, se os recursos do CRM são esquecidos e a sua equipe usa apenas as mesmas ferramentas, o verdadeiro potencial dessa solução na sua empresa não será alcançado. Assim, sua equipe ficará limitada seguindo apenas os mesmos métodos para realizar as tarefas igualmente todos os dias.  

Pesquisando, entendendo e explorando ações dentro do CRM, você encontra maneiras de fortalecer seu monitoramento, tendo cada vez mais eficiência nas estratégias, com planos cada vez mais versáteis. 

Ignorar a qualidade dos dados  

Os processos do CRM vão evoluindo conforme os leads vão se qualificando e avançando na jornada de compra. Ou seja, acompanhar, avaliar e atualizar os processos no CRM se faz necessário para manter o sistema sempre bem alinhado com os leads e manter um contato eficiente. 

E não pense que a venda dos serviços é o ponto final desse monitoramento. Mesmo após vender seus serviços de TI, você também deve estabelecer uma frequência de contato para manter seus clientes fidelizados à sua empresa. 

Enfim, esses foram os erros comuns que muitos negócios acabam enfrentando quando implementam o CRM de forma errada. Se você quer mais materiais como esse para aprender sobre estratégias de comunicação para empresas de TI, confira o nosso blog. Acompanhe o nosso LinkediIn para se atualizar em nossas novidades e, em caso de dúvidas, entre em contato com a nossa equipe!

Luís Montanari

Eu sou pai da Helenna e da Cecilia, profissional de Marketing e Empreendedor. Tenho um nome reconhecido no marketing para empresas de TI e MSPs, trazendo comigo mais de 15 anos de experiência em marketing, vendas e gestão, sendo mais de 10 anos dedicados exclusivamente ao mercado MSP.


Deixe um comentário