Não deixe o custo de aquisição de cliente ser um vilão para o seu negócio!

custo-por-aquisicao
calendário da data 10 de fevereiro de 2025

No meio digital, todo mundo quer usar as melhores estratégias para atrair leads, engajar mais, aumentar o volume de vendas e estabelecer uma comunicação forte. Mas, quem já conhece esse mundo do marketing digital sabe como todas as ações têm alguns custos para acontecer. E um valor que pode causar mais preocupação é o custo de aquisição de clientes. 

Leia a nossa matéria, aprenda etapas que vão baratear suas estratégias de marketing digital e não deixe o custo de aquisição te assustar! 

Alinhando ideias: o que é custo de aquisição de cliente? 

Só para não confundir o significado dos termos, custo de aquisição por cliente (também conhecido pela sigla CAC) é um indicador que as empresas usam para entender qual o valor médio, para conquistar um novo cliente. 

Para realizar esse cálculo, você precisa apenas dividir os investimentos totais de marketing e vendas de um determinado período, pelo número de clientes conquistados do mesmo período. Assim, comparando o custo de aquisição do cliente com o retorno que o cliente gerou para a empresa no tempo que esteve ativo (LTV – ou Lifetime Value), você consegue entender se o custo de aquisição está alto ou não. Geralmente, CAC precisa ser três vezes menor do que o LTV. 

E você sabe qual por que é extremamente importante acompanhar um indicador desses? 

Por mais estranho que pareça, sem o acompanhamento do CAC, você pode estar vendendo muito, mas ao mesmo tempo não está lucrando. Isso porque, o “desperdício” de recursos acaba diminuindo consideravelmente o lucro das vendas. 

Usando bem esse indicador, você alcança uma previsão de custos para evitar surpresas financeiras. Além disso, a precificação também fica alinhada com os custos reais de aquisição. 

E como reduzimos o custo de aquisição de cliente? 

Na verdade, existem diferentes soluções às quais você pode recorrer para diminuir o custo por aquisição e ter um rendimento mais saudável na empresa. Porém, a primeira coisa que você precisa saber é calcular e conferir se o seu custo anda alto demais. Por isso, confira a fórmula abaixo! 

Cálculo do CAC (Custo de Aquisição de Cliente) 

Como comentamos acima, calcular o CAC é uma conta fácil que precisa apenas dividir a soma dos investimentos totais em marketing e vendas pela quantidade de clientes adquiridos. Ou seja, some seus gastos e divida pelos clientes conquistados (todos referentes a um mesmo período). 

Siga o exemplo: 

Se uma empresa investe R$10.000,00 em vendas e marketing, conquistando 10 novos clientes nesse período, o CAC será de R$1.000,00. Ou seja, o custo para adquirir um cliente é de R$ 1.000,00. 

Agora que você já sabe como calcular o custo de aquisição, vamos às táticas de economia! 

atracao-de-leads

Segmente melhor a sua base de leads! 

A primeira coisa que deve acontecer antes de investir a verba da empresa em atração de novas oportunidades de venda, é a segmentação do público que você quer alcançar. Isso porque, quanto mais segmentada uma estratégia for, maiores são as chances de atingir alguém que realmente tenha o perfil do seu cliente ideal e aumentar a possibilidade de converter em uma venda.  

Do contrário, você vai gastar mais dinheiro para alcançar um número maior de pessoas, sendo que nem todas são oportunidades qualificadas para o seu negócio.  

Sua empresa é mais focada em um tipo de serviço dentro do TI? Então, segmente sua campanha para clientes que estão procurando ou têm interesse no que você tem a oferecer! 

Inclusive, para as empresas que já possuem uma grande base de leads, mas com baixas interações, tente organizar essas pessoas em segmentações e listas diferentes, onde você envia conteúdos mais relevantes para cada uma dessas divisões e conquista mais interações entre seus clientes e você. 

Nutrição de leads também reduz o custo de aquisição de cliente 

Ok, você realizou algumas ações e conseguiu criar uma boa lista de leads. E agora? Leads são potenciais clientes que demonstraram interesse em um produto ou serviço de uma empresa, assim, isso não significa que 200 leads serão 200 contratações de serviços de TI garantidas. Você precisa nutrir a relação com essas pessoas, para que elas estejam cada vez mais próximas de serem seus clientes. 

Ter leads e não nutrir aqueles que estão mais frios, é como investir em algo para simplesmente jogar fora. Afinal, aquele lead teve um custo para estar na sua base. Não nutrir ele até que se torne uma oportunidade, gera um gasto sem retorno que poderia ser mais bem utilizado em outros investimentos da sua empresa de TI. 

Inbound marketing também não fica de fora 

Quem conhece o inbound marketing, também conhecido como Marketing de Atração, sabe que este é um conjunto de estratégias que visa desenvolver e compartilhar conteúdos específicos para o público-alvo. Assim, conquistar uma comunicação relevante e direta fica mais fácil e se mantém firme por mais tempo.  

Em outras palavras, ser relevante é uma ótima estratégia para diminuir o CAC. Isso porque, ao invés de investir dinheiro para alcançar novos leads, você se torna mais relevante para que eles mesmos busquem por sua empresa. 

Inclusive, ter uma estratégia de inbound marketing forte soluciona o último tópico sobre a nutrição de leads. Afinal, quanto mais relevante e convidativo é a sua comunicação e o seu conteúdo, mais confiança você passa para que as pessoas busquem seus serviços. 

Enfim, agora que você sabe as dicas para diminuir o custo de aquisição de cliente, entre em contato com a nossa equipe e coloque tudo isso em prática! Aproveite e siga as nossas redes sociais para se manter atualizado sobre as nossas novidades. 

Até a próxima!  

Luís Montanari

Eu sou pai da Helenna e da Cecilia, profissional de Marketing e Empreendedor. Tenho um nome reconhecido no marketing para empresas de TI e MSPs, trazendo comigo mais de 15 anos de experiência em marketing, vendas e gestão, sendo mais de 10 anos dedicados exclusivamente ao mercado MSP.


Deixe um comentário