O impacto do SEO local para MSPs e empresas de TI

calendário da data 25 de novembro de 2024

Com certeza, todo profissional que empreende no próprio negócio tem o sonho de conquistar o mercado e se tornar uma das marcas mais reconhecidas do segmento. Porém, ser líder de vendas e ofertar seus serviços do jeito certo é um plano que pode começar pequeno e ir aumentando aos poucos. É por isso que hoje falaremos do SEO local.

Se inserir no mercado, independentemente do segmento, e fazer de tudo para ter o máximo de público é uma faca de dois gumes. Isso porque, se a sua empresa de TI é um nome novo no mercado, muitas pessoas não terão segurança em fechar negócio pela falta de conhecimento ou relacionamento com você. Assim, você acaba usando recursos demais e tendo retorno de menos.

Do contrário, segmentando bem os consumidores na região, você investe os recursos certos para ter visibilidade diante das pessoas que realmente necessitam do seu suporte. E, aos poucos, você vai construindo uma base de consumidores fixos que mantêm a estabilidade financeira da empresa.

Agora, se você quer saber na prática como usar o SEO para fazer esse plano entrar em ação, confira abaixo o artigo que preparamos!

SEO local: fortalecendo sua visibilidade

Em se tratando de SEO local, a primeira vantagem que você, MSP, terá, é o aumento da visibilidade entre as empresas que precisam de suporte em TI, de uma localização específica. Isso porque, quem conhece um pouco de SEO sabe que essa ferramenta consegue segmentar o interesse das pessoas através de diversas métricas na web.

Assim, com o reconhecimento que ferramentas SEO oferecem, você identifica e foca especialmente nos leads mais rentáveis.

Mas, onde entra a parte “local” nesse assunto?

Para entender melhor, considere o exemplo:

Digamos que uma empresa localizada em São Paulo precisa de um suporte em ferramentas e serviços de TI. Para encontrar profissionais que ajudem com essa necessidade, os responsáveis pela empresa buscaram no Google “empresa de TI em São Paulo”. Usando palavras-chave com um alto volume de buscas, otimizando o texto e adotando títulos estratégicos, você aumenta as chances de aparecer nos primeiros resultados com o SEO.

Caso a pesquisa fosse feita com “empresa de TI”, o seu site competiria com negócios de TI de qualquer lugar. Mas, como a própria busca segmenta que precisamos apenas dos especialistas de SP, a otimização com as palavras certas melhora o seu ranqueamento no Google.

Google meu negócio: um grande aliado do SEO local

É muito comum que, quando as pessoas precisam de uma solução prática o mais rápido possível, elas “dão um Google”. Sendo assim, investir nessa ferramenta de busca e otimizar seu site e conteúdos, é essencial para aparecer na primeira página.

Para a otimização de conteúdos, como blogs e trechos informativos nas páginas do site, você precisa de uma seleção forte de palavras-chave. Então, toda palavra relacionada a sua empresa e ao que você oferece no mercado, vale para destacar a sua plataforma das demais.

TI, suporte de TI, proteção de dados, dados críticos, segurança cibernética, empresa de TI, cyber security, armazenamento em nuvem, back-up e reparo de dados são só alguns exemplos de palavras-chave que ajudarão no seu ranqueamento.

Assim, sempre que alguém pesquisar por “empresa de TI em São Paulo”, as empresas de São Paulo que investem em recursos como o Google Meu Negócio sairão na frente.

Mas, por que começar com um foco tão pequeno?

Uma das principais vantagens em mostrar que você é uma empresa local oferecendo suporte para um negócio, é a praticidade que esse possível cliente tem de entrar em contato, interagir e aprender sobre seus serviços até fechar negócio.

Afinal, é mais fácil ter o suporte de um MSP que está em outro Estado do Brasil, ou de um MSP que se encontra bem na cidade onde sua empresa está localizada?

Nesse sentido, se mostrar ao alcance dos profissionais pode ser um bom empurrãozinho para que eles entrem em contato e falem com você.

Outro ponto importante, também é o fato de sua empresa viver a mesma realidade geográfica que os consumidores que quer conquistar. Isso também ajuda a humanizar sua marca. Sabe aquela sensação de “gente como a gente”? Essa autoidentificação acontece com mais facilidade quando você mostra quem é, e que sua intenção é agregar melhorias às empresas.

E quando é a hora de ir além do SEO local?

Na verdade, se você quer criar uma base forte para a reputação da sua empresa, atendendo sempre bem seus clientes, o ideal é que o SEO local seja uma tática recorrente para os MSPs e empresas de TI. Dessa maneira, você sempre vai avançando no mercado em passos menores, mas mira em novas regiões e em atrair pessoas de outros lugares, sem desestabilizar o público já conquistado.

Inclusive, o SEO local é uma tática que, aos poucos, pode ser aplicado em diferentes lugares conforme você já fica bem estabelecido em um ponto. Por exemplo: digamos que você já investiu e se consolidou firmemente em Campinas. Agora, o próximo passo é realizar o SEO local da mesma maneira na cidade vizinha, que tem novas empresas e clientes em potencial para te conhecer e contratar seus serviços.

É claro que a paciência é um fator essencial para que os profissionais não se precipitem e deem o passo maior do que a perna. Afinal, se conquistar mais clientes para a sua empresa fosse algo tão simples, você não estaria aqui lendo esse artigo.

Por fim, se o SEO local é uma solução viável para o seu negócio, que tal entrar em contato agora, conferir os nossos serviços e ter uma consultoria completa da MSP Marketing? Aproveite também, para acompanhar as nossas redes sociais e ficar sempre atualizado nos assuntos e novidades que lançamos por lá.

Espero muito ter te ajudado. Nos vemos em breve!

Luís Montanari

Eu sou pai da Helenna e da Cecilia, profissional de Marketing e Empreendedor. Tenho um nome reconhecido no marketing para empresas de TI e MSPs, trazendo comigo mais de 15 anos de experiência em marketing, vendas e gestão, sendo mais de 10 anos dedicados exclusivamente ao mercado MSP.


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